28 de maio de 2014

Grávida pode amamentar?

Não é necessário interromper a amamentação em caso de nova gravidez, já que não existe nenhuma contraindicação médica para isso.

O que acontece é que a ação dos hormônios redirecionados agora para o desenvolvimento do feto pode diminuir a produção do leite, que tende a estar menor mesmo nesta fase em que seu filho já come também outros alimentos.

"Nesta idade, a criança provavelmente está mamando mais pelo conforto, e a mãe precisa se nutrir muito bem para conseguir dar um pouquinho de leite", afirma Durval Anibal Daniel Filho, pediatra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

"Muitas crianças optam por não mamar mais quando a mãe engravida", explica a obstetra Eleonora F. Stocchero Fonseca. Acredita-se que o sabor do leite mude por influência dos hormônios da gestação. "A mulher não deve se sentir culpada por isso, é um processo natural."

A amamentação pode até causar cólicas na mulher devido às contrações uterinas, mas são contrações que não prejudicam o bebezinho que está dentro do útero. Mas não custa nada mencionar para o médico que acompanha seu pré-natal que você está amamentando o filho mais velho.

Em caso de ameaça de parto prematuro, o obstetra pode recomendar abstinência sexual e evitar a manipulação dos mamilos, o que impediria a alimentação.

Mas, por outro lado, tem muita gente que acha importante manter a amamentação pelo maior tempo possível, e o próprio governo brasileiro recomenda o aleitamento no peito até os 2 anos de idade.

E então fica a pergunta, para quem decide manter o aleitamento: depois que o bebê nascer, vai dar para continuar amamentando o mais velho? "Fisiologicamente pode-se amamentar até o parto e amamentar duas crianças de idades diferentes ao mesmo tempo, mas pessoalmente deve-se avaliar as consequências desta opção", lembra Eleonora.

Segundo ela, é preciso levar em conta o ciúme que a divisão do peito pode despertar no filho mais velho. E a mãe pode ficar extremamente desgastada com o esforço de amamentar duas crianças, além de existir a chance de ela ficar ansiosa por não poder dar a mesma atenção para o filho mais novo que deu para o filho mais velho.

Nenhum comentário: